sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ricardo Costa publica seu segundo Livro

O livro: “Entre Versos & Poesias”  é uma produção da Editora BR Letras, Rio de Janeiro. Que traz em sua capa uma belíssima foto do Rio Jacó, um dos balneários mais bonitos de Maracanã. A obra traz 43 poemas com temas bem variados.

RICARDO DA COSTA MAIA nasceu em 11 de março de 1981, no município de Maracanã-PA, cidade onde reside até hoje e cenário de alguns de seus contos.  Filho de agricultores, quando criança trabalhava na agricultura e fazia artesanatos para ajudar seus pais. Aos 18 anos, estudou música e Cultura Popular pela Fundação Carlos Gomes, de Belém. Em 2012, formou-se em Administração de Empresas, atualmente cursa MBA Executivo em Gestão Bancária.

Desde muito cedo, Ricardo tinha o hábito de ler. Seu interesse por todos os estilos literários fez dele um escritor eclético. Seus textos são produzidos em contos, crônicas, poemas, etc. Ricardo Costa iniciou sua produção poética aos 16 anos, mas foi aos 26 que publicou sua primeira obra intitulada: “Palavras”, no ano de 2007. Obra composta de poemas, contos e crônicas.

Novo livro de Ricardo Costa ao lado da Antologia que homenageou Vinícius de Moraes
Além de escrever poemas, contos e crônicas, Ricardo é autor de vários artigos publicados na internet sobre administração e negócio. Seu artigo intitulado: Carminha ou Nina, que profissional você quer ser?, que foi escrito na época da novela "Avenida Brasil", é um dos materiais de ensino utilizado na Escola Técnica Estadual Deputado Ary de Camargo Pedroso, SP. O texto está disponível no portal Administradores.com, onde você encontrará outros artigos de sua autoria.

Considerações sobre a obra

Entre Versos e Poesias é um livro que contém poesias com temas bem diversos, algumas delas já premiadas em concursos literários nacionais. Como exemplo deste sucesso temos a poesia A Força do Amor, que foi premiada em cinco concursos literários, em um deles concorreu com cerca de 1.200 textos e ficou entre os 18 melhores, ganhando destaque literário. E não parou por ai, essas 18 obras foram expostas e lançadas em Portugal e Inglaterra através da Antologia do concurso.
A poesia A Arte do Olhar disputou com 803 poesias, ficando entre as 80 melhores; concorrendo, inclusive, com autores internacionais. Já a poesia Sabiá concorreu com várias obras, sendo selecionada para compor uma Antologia Paradidática.
Este livro visa oportunizar as pessoas o conhecimento de minhas obras, bem como mostrar a importância dos textos literários e o valor da leitura para nossas vidas. Inquestionável é a importância da literatura num mundo que se torna cada vez mais carente dela. Pois nesta época dominada pela imagem eletrônica transnacional, a educação de nossas crianças e jovens sofre uma dupla deficiência: a incapacidade de expressar o pensamento pela linguagem escrita na língua materna e a ignorância de nossa cultura, de nossa história e até de nossas tradições.
Minha intenção, ao apresentar esta obra, é oferecer uma contribuição concreta à cultura de nosso país.

Veja o Currículo Literário de Ricardo Costa:

OBRAS:
ü  Palavras, Ed. Protexto, PR, 2007.
ü  Entre Versos & Poesias, Ed. BR letras, RJ, 2014.

PRÊMIOS E PARTICIPAÇÕES NAS OBRAS:
ü  1ª Antologia de Autores e Leitores - Antológica Primazia;
ü  3° Prêmio Literário de Poesia Valdeck Almeida de Jesus;
ü  Antologia de Contos Fantásticos, 7° vol.;
ü  Antologia de Poemas Dedicados, Ed. 2007
ü  Antologia de Poemas Dedicados, Ed. 2008;
ü  Crônicas à Beira do Caos;
ü  Os Mais Belos Textos de Natal;
ü  Palavras Verdes;
ü  Contos e Poesias Infantis;
ü  Catálogo dos Escritores da Amazônia;
ü  Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - Vol. 101;
ü  Contos de Outono - Edição Especial 2013;
ü  Versos Repletos na Noite Vazia - Edição Especial 2013;
ü  Antologia Brasil de A a Z;
ü  Poesias do Cotidiano;
ü  Contos da Madrugada;
ü  Diário do Escritor 2014;
ü  PrimaVida - PrimaFlores – PrimAmor;
ü  Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - Vol. 106;
ü  Os Mais Belos Poemas de Amor;
ü  Eu Sei que Vou Te Amar (Concurso literário que homenageou o centenário do “Poetinha” Vinícius de Moraes).

TRABALHOS DIVERSOS:
Participou como escritor independente, no 1° Jirau da Literatura Paraense, de 01 a 03/05/2008 no CENTUR, em Belém/PA;
Faz participação da Antologia: 3° Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, que foi lançada na Bienal do Livro em São Paulo/SP, 2008;
Compositor da música “Sol e Mar” do CD de Rafael Pinheiro;
Feira Pan-Amazônica do Livro 2013.

Fonte: Portal Autores & Leitores / Ed. BR Letras / Ed. Protexto


Um comentário: