quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O verdadeiro significado do Natal

— Samuel o que vamos fazer?, amanhã é Natal e não temos dinheiro para comprar presentes para as crianças. Você está desempregado já faz alguns meses, e as crianças sempre ganharam presentes nesta época.
— O que você quer que eu faça, Rosa, não consigo arranjar emprego em lugar algum. As crianças terão que entender.
Samuel e Rosa eram casados há 15 anos, casal da classe média. Mas estavam passando por momentos difíceis, devido a falta de emprego, problema que afeta milhares de brasileiros.
Samuel não era um homem religioso. A única vez que entrou em uma igreja foi quando sua mãe o levou para batizá-lo, isso 37 anos atrás.
Rosa e Samuel tinham dois filhos, Larissa e Pedro. Pedro tinha nove anos e Larissa seis.
Quando a noite chegou, Samuel foi deitar-se muito preocupado. Pois seus filhos já haviam lhe perguntado se Papai Noel viria deixar seus presentes.
Rosa já estava dormindo, mas ele virava-se na cama de um lado para o outro, pensando no que iria dizer a seus filhos pela manhã. Depois de um bom tempo acordado, Samuel pegou no sono.
Às três horas da madrugada, Samuel ouve uma voz mansa e suave:
— Samuel... Samuel..., levanta-te Samuel.
Levantando-se ele olhou em direção a janela do seu quarto, e lá estava um homem vestido com uma roupa branca, que chegava até os pés, olhar triste. Ao seu redor uma luz branca clareava todo ambiente aconchegante do quarto.
— Samuel, levanta-te e vem comigo.
— Quem é você?
— Eu sou Jesus!
— Jesus?!
— Levanta-te e vem comigo, quero lhe mostrar algo muito importante.
O homem estendeu a mão e Samuel a pegou. Quando Samuel o tocou sentiu seu corpo levitar e seu espírito se confortou. A janela se abriu e, flutuando, os dois saíram pela madrugada.
Em um determinado ponto da cidade o homem lhe disse:
— Samuel olhe para essas crianças pelas ruas, crianças que dormem no relento com a solidão da noite. Sem ter casa para voltar, não freqüentam escolas, e roubam para sobreviver. Olhe aqueles traficantes de entorpecentes, sustentando o vício alheio e transformando o futuro das pessoas em desgraças. Agora olhe aqueles lindos prédios adiante com fachadas para o mar, ali moram políticos que vivem muito bem com o seu dinheiro, e pouco fazem por você. Veja aquele homem andando pela noite, ele mata em troca de dinheiro, pois assim como você, não consegue emprego. Olhe tudo isso ao seu redor e veja quanto mal há na terra. Agora se pergunte: “Por que existem tantas coisas ruins no mundo?”.
E Jesus o trouxe de volta a sua casa, e o colocou diante de seus filhos.
— Olhe para seus filhos, eles serão aquelas pessoas amanhã se você não tomar alguma providência para ajudá-los.
— Como assim, não estou entendendo.
— Vocês se preocupam muito e suprir suas necessidades materiais, e esquecem de confortar a alma, crescer espiritualmente. Coisas materialistas não satisfazem o ser humano, pois à medida que vocês as conseguem, querem sempre mais. Você está preocupado com o que dará a seus filhos porque é Natal. Quem lhe ensinou que você deveria dar presentes nesta data. Este dia, foi o dia em que eu nasci, e não o dia do Papai Noel, como vocês fazem as crianças pensarem. O mundo está cheio de maldades e coisas ruins, porque vocês ensinam as crianças a darem valor às coisas materiais e fantasias absurdas. Lembre-se, Samuel, dia 25 de dezembro, o mundo ganhou o maior presente, Eu, Jesus Cristo, o Filho de Deus, o caminho, a verdade e a vida. A única forma de chegar a Deus. Ensine isso a seus filhos, não só a eles, mas a todos. Ensine o que Eu ensinei. Faça isso e certamente sua vida irá mudar, e seus filhos serão grandes seres, o mundo se tornará melhor. O Natal é o momento de repensarmos em nossos atos, e se perguntar: será que estou fazendo tudo que preciso fazer? Estou sendo a pessoa que quero ser? Será que estou fazendo às pessoas o que eu gostaria que fizessem por mim? Isso se chama boas obras, isso lhe dá a salvação e lhe torna uma pessoa melhor. Eu fiz por vocês o que jamais alguém fará, morri para lhe salvar. Natal não é tempo de presentear, é tempo de ensinar, lembrar que Eu existo.
De repente, todavia, Samuel é acordado por seus filhos que entraram em seu quarto correndo, gritando e pularam na cama junto dele.
Samuel deu-se conta de que tudo não passará de um sonho. E seus filhos estavam contentes com os presentes que haviam ganhado. Mas que presentes? Samuel pegou das mãos de seus filhos, dois pequenos livros. Ele os olhou e eram pequenas bíblias chamadas de “bíblia da criança”, toda ilustrada, capa dura com desenhos em relevo coberta com substâncias cristalinas, muito bonitas.
— Olhe pai, Papai Noel que deixou! — disse Pedro.
A partir daquele dia, Samuel tomou uma decisão.
— Não meus filhos, não foi Papai Noel quem deixou...
Samuel tornou-se um homem extremante religioso. Não demorou muito para ele conseguir emprego, e sua vida tomou novo rumo.

Autor: Ricardo Costa
Ficção selecionada no Concurso Literário: "Os Mais Belos Textos de Natal", e publicada na Antologia do Concurso, p. 36, 2007, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário