segunda-feira, 15 de abril de 2013

ACORDA POVO BRASILEIRO!

O país desaba e você continua a encontrar como notícias de destaque nos portais de notícias matérias como essa “Caetano Veloso estaciona carro no Leblon”. A crise econômica bate na porta, a inflação aumenta, o tomate vale mais do que dinheiro e você continua a encontrar fulaninho preocupado com a escalação do time de futebol. A Educação anda de muletas, pastores querem implantar PEC que acaba com a laicidade e você AINDA ENCONTRA beltrano achando que o cabelo do Neymar é coisa mais importante do universo. Então você pergunta: Quando esse povo vai acordar? QUANDO?

Reunimos dez fatos para comprovar que já está na hora de todo mundo levantar a bunda da poltrona e ir à luta por um país melhor, do contrário, estaremos (perdão da palavra) bem “fudidos” em um futuro próximo. Nosso povo está cada vez mais apático e a situação está cada vez pior. Se cada um esperar pelo próximo para tomar uma atitude ninguém vai sair do lugar.

Leia e reflita:

1. O nível de analfabetismo funcional vem aumentando entre os universitários brasileiros!
Sabe aquele pessoal que era para representar a nossa rebeldia contra as injustiças, os tais universitários? Pois é, uma pesquisa recente realizada aqui no nosso amado Brasil mostrou que eles mal sabem interpretar as informações as quais tem contato – não é de se surpreender que sejam tão apáticos e se ergam apenas para lutar por causa inúteis, como, por exemplo, usar maconha no campus da universidade.

2. O governo brasileiro aceita o uso de substâncias cancerígenas em alimentos
4-MI, ciclamato de sódio, aspartame, nitrito de sódio, bromato de potássio, gordura trans, BHA e BHT, Propilgalato, glutamato monossódico, entre outros, são proibidos na maioria dos países da Europa e em toda América do Norte mas por aqui são permitidos. A nossa maravilhosa Anvisa parece  fazer vista grossa, sempre alegando que eles são inofensivos ( embora até a OMS já tenha condenado boa parte deles!).

3. Esportes: uma das principais válvulas do roubo do dinheiro público
O governo já não sabe mais o que reduzir nos impostos de bens e serviços, num esforço hercúleo de manter a economia aquecida, ao mesmo tempo em que tenta conter o avanço da inflação. Essas sucessivas reduções deixa claro que a carga tributária brasileira, (altíssima), poderia ser reduzida definitivamente pela utópica reforma tributária. Se hoje a economia do Brasil apresenta essas turbulências, o que será no pós copa e Olimpíadas 2016? Com as obras já concluídas, as rachaduras nas edificações expostas, os rombos das obras superfaturadas?

4. País da Impunidade: Brasil arquiva 80% das investigações de homicídios
De quase 135 mil inquéritos que investigam homicídios dolosos — quando há a intenção de matar — instaurados no Brasil até o final de 2007, apenas 43 mil foram concluídos. Dos concluídos, pouco mais de 8 mil se transformaram em denúncias — 19% dos responsáveis pelos assassinatos foram ou serão julgados pela Justiça. Ou seja, o país arquiva mais de 80% dos inquéritos de homicídio.

5. Jovens brasileiros são os que menos leem dentre 65 países
Brasileiro não gosta de ler. Basta fazer um texto que ocupe mais de duas páginas do Word para aparecer alguém reclamando do tamanho do texto. O índice brasileiro é pior que o de estudantes de outros países latino-americanos, como Argentina, México e Colômbia. Entre os que afirmam ter mais de 200 livros, estamos em penúltimo lugar (1,9%), perdendo apenas para a Tunísia (1,7%). Na frente estão, por exemplo, Coréia (22,2%), Islândia (20,32%) e Liechtenstein (20,48%). (Lembrando que Coréia do Sul – primeiro lugar com média de 106 pontos – Islândia ocupam posições de liderança entre os países com maior QI do mundo).

7. Cultura: os abusos da Lei Rouanet
Concorrendo com os Esportes, a “Cultura” vem tentando ocupar o lugar de dinheiro público mais mal empregado desse país. Depois que a Lei Rouanet entrou em vigor a bagunça se instalou no cenário nacional.
Nos últimos anos tivemos diversos absurdos apoiados por essa lei, entre os quais vale a pena lembrar:
* 2 milhões destinados à construção do Blog da Maria Bethania de poesias.
* 6 milhões destinados à turnê da Claudia Leite pela Bahia.
* Projetos de Maria Rita, Marisa Monte, Erasmo Carlos e Sula Miranda: todos acima dos 1,5 milhões anuais. Marisa Monte chega à 5 milhões. (Nenhum desses shows serão de graça, vale ressaltar)
* 9,4 milhões investidos no Cirque du Soleil cuja a meia entrada saiu para os Brasileiros por 50 reais, destinado aos piores lugares da plateia. (Isso em 2006, quando o salário mínimo era R$ 350,00.)
*2 milhões para produção do DVD do Martinho da Villa
*4,4 milhões para Chico Buarque fazer um filme sobre a sua vida.
*12 milhões para o Show da Madonna cuja as entradas ultrapassaram os 14 mil reais no dia do evento.
*2 milhões para criar um site que fala de celebridades

8. Brasil ocupa o primeiro lugar em consumo de crack
O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo – que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país – foram apresentados dia 05 de setembro de 2012 na capital paulista.

9. Você só recebe 7 meses de salário por ano
É isso aí: 5 dos seus 12 salários nunca chegam ao seu bolso. Vão inteirinhos para o governo. Um brasileiro que ganha R$ 3 mil por mês destina 40,98% desse dinheiro para pagar impostos e contribuições que incidem sobre a renda (como IRPF e INSS), o consumo (ICMS, PIS, COFINS, ISS…) e o patrimônio (IPVA, IPTU, ITR…). O cálculo é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Entre os países analisados, só a Suécia impõe uma carga tributária maior. “A diferença é que a Suécia oferece serviços públicos de qualidade”, diz João Eloi Olenike, presidente do IBPT.

10. Brasil é o líder dos países que mais arrecadam impostos e menor retorno para a população
Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que, dentre 30 países pesquisados, o Brasil é que oferece o pior retorno em benefícios à população dos valores arrecadados por meio dos impostos. O levantamento avaliou os países com as maiores cargas tributários do mundo, relacionando estes dados ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada nação. O resultado é expresso no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES).

Fonte: Correio do Povo, Ah Duvido, http://www.conjur.com.br e Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário