O profissional que costuma manter-se informado, sabe
perfeitamente que a cada dia o mercado de trabalho exige que estejam em
constante aperfeiçoamento. Cabe, portanto, a cada um a atenção sobre a sua
formação como profissional. Por outro lado é de suma importância que a empresa
também faça sua parte, criando condições adequadas para que o colaborador possa
crescer como profissional.
Algumas vezes a escassez de recursos, em outras, a falta de
visão da importância do aperfeiçoamento do pessoal, restringem a atualização
profissional por parte das empresas, que pensam estar economizando dinheiro
quando não investem na capacitação de seus colaboradores.
De modo geral, os colaboradores se sentem valorizados quando
são indicados para participar de um programa de aperfeiçoamento. Quem não fica
satisfeito quando é selecionado para participar de cursos, eventos relacionados
à sua área de atuação. Isso seguramente resultará em aumento de produtividade,
pois além de melhor habilitado para exercer suas atividades, estará estimulado
por ter sido distinguido com a oportunidade de manter-se atualizado.
Por estes motivos, a capacitação tem sido vista pelas
empresas modernas como investimento e não como custo operacional. Mas você vai
esperar começar a trabalhar para se atualizar? A formação de excelentes
profissionais começa por eles mesmos, informe-se, mantenha-se atualizado.
Esteja preparado para as mudanças e exigências do mercado de trabalho.
Quando se tratar de empresas, o gerente, o chefe imediato
tem de estar apto para informar à direção qual, quando e como a capacitação
deverá ser administrada a cada um dos membros de sua equipe. Para isto ele
deverá identificar as dificuldades desta equipe.
Por que a capacitação às vezes não gera as mudanças
esperadas pela empresa?
Pesquisas mostram que menos de 10% dos colaboradores mudam
de fato seu comportamento em consequência do treinamento. Muitas vezes a culpa
é da própria empresa que preocupa-se apenas em organizar seminários, pagar os
melhores palestrantes e depois envia de volta seus colaboradores às suas
atividades, achando que somente essa medida os ajudará a mudar seu
comportamento. No mínimo, seria preciso criar um ambiente para que as pessoas
conversassem sobre o que foi ensinado, assim como torna-se necessário oferecer
apoio e estímulo para que elas possam se desenvolver como profissionais. Mas na
maioria das vezes as empresas nunca solicitam a seus colaboradores para por em
prática o que eles aprenderam no seminário, e eles se desestimulam mais ainda
por nunca verem ninguém do alto escalão da empresa praticando esses conceitos.
De que forma a capacitação pode ser produtiva?
Para que um treinamento ou capacitação seja produtivo, há
uma série de medidas que a empresa pode tomar depois da realização do seminário,
essas medidas visam maximizar sua eficácia.
- Conversar com os colaboradores sobre os motivos de sua capacitação e os objetivos a serem atingidos;
- Solicitar aos colaboradores a preparação de um programa de aplicação do conteúdo estudado;
- Estimular os colaboradores a atuar na implantação do que foi visto;
- Relacionar as teorias aprendidas com as atividades cotidianas da empresa;
- Questionar os pontos positivos e negativos e a viabilidade de aplicação do que foi aprendido;
- Oferecer condições para as ideias surgidas na aplicação dos novos conhecimentos;
- Incentivar os colaboradores a aprenderem com a experiência dos demais;
- Identificar problemas reais que possam ser resolvidos com os novos conhecimentos;
- A direção da organização deve participar junto com os colaboradores do processo de capacitação, encorajando-os a aplicar os novos conhecimentos;
- Realizar reuniões para analisar a aplicabilidade dos temas abordados no processo de capacitação.
* Este artigo é parte integrante do meu próximo livro:
"O erro como estratégia de mudança".
Autor: Ricardo Costa
Para ver outros artigos de minha autoria acesse:http://www.administradores.com.br/u/ricardo_costa/artigos/
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