segunda-feira, 1 de abril de 2013

O maior patrimônio da empresa: os colaboradores

Aperfeiçoando o maior patrimônio da empresa: os colaboradores


O profissional que costuma manter-se informado, sabe perfeitamente que a cada dia o mercado de trabalho exige que estejam em constante aperfeiçoamento. Cabe, portanto, a cada um a atenção sobre a sua formação como profissional. Por outro lado é de suma importância que a empresa também faça sua parte, criando condições adequadas para que o colaborador possa crescer como profissional.

Algumas vezes a escassez de recursos, em outras, a falta de visão da importância do aperfeiçoamento do pessoal, restringem a atualização profissional por parte das empresas, que pensam estar economizando dinheiro quando não investem na capacitação de seus colaboradores.

De modo geral, os colaboradores se sentem valorizados quando são indicados para participar de um programa de aperfeiçoamento. Quem não fica satisfeito quando é selecionado para participar de cursos, eventos relacionados à sua área de atuação. Isso seguramente resultará em aumento de produtividade, pois além de melhor habilitado para exercer suas atividades, estará estimulado por ter sido distinguido com a oportunidade de manter-se atualizado.

Por estes motivos, a capacitação tem sido vista pelas empresas modernas como investimento e não como custo operacional. Mas você vai esperar começar a trabalhar para se atualizar? A formação de excelentes profissionais começa por eles mesmos, informe-se, mantenha-se atualizado. Esteja preparado para as mudanças e exigências do mercado de trabalho.

Quando se tratar de empresas, o gerente, o chefe imediato tem de estar apto para informar à direção qual, quando e como a capacitação deverá ser administrada a cada um dos membros de sua equipe. Para isto ele deverá identificar as dificuldades desta equipe.

Por que a capacitação às vezes não gera as mudanças esperadas pela empresa?

Pesquisas mostram que menos de 10% dos colaboradores mudam de fato seu comportamento em consequência do treinamento. Muitas vezes a culpa é da própria empresa que preocupa-se apenas em organizar seminários, pagar os melhores palestrantes e depois envia de volta seus colaboradores às suas atividades, achando que somente essa medida os ajudará a mudar seu comportamento. No mínimo, seria preciso criar um ambiente para que as pessoas conversassem sobre o que foi ensinado, assim como torna-se necessário oferecer apoio e estímulo para que elas possam se desenvolver como profissionais. Mas na maioria das vezes as empresas nunca solicitam a seus colaboradores para por em prática o que eles aprenderam no seminário, e eles se desestimulam mais ainda por nunca verem ninguém do alto escalão da empresa praticando esses conceitos.

De que forma a capacitação pode ser produtiva?

Para que um treinamento ou capacitação seja produtivo, há uma série de medidas que a empresa pode tomar depois da realização do seminário, essas medidas visam maximizar sua eficácia.
  • Conversar com os colaboradores sobre os motivos de sua capacitação e os objetivos a serem atingidos;
  • Solicitar aos colaboradores a preparação de um programa de aplicação do conteúdo estudado;
  • Estimular os colaboradores a atuar na implantação do que foi visto;
  • Relacionar as teorias aprendidas com as atividades cotidianas da empresa;
  • Questionar os pontos positivos e negativos e a viabilidade de aplicação do que foi aprendido;
  • Oferecer condições para as ideias surgidas na aplicação dos novos conhecimentos;
  • Incentivar os colaboradores a aprenderem com a experiência dos demais;
  • Identificar problemas reais que possam ser resolvidos com os novos conhecimentos;
  • A direção da organização deve participar junto com os colaboradores do processo de capacitação, encorajando-os a aplicar os novos conhecimentos;
  • Realizar reuniões para analisar a aplicabilidade dos temas abordados no processo de capacitação.
A aplicabilidade de novos conhecimentos deve ser abraçada por todos, e não apenas pelos colaboradores. Tem de vir de cima para baixo, como disse Albert Schweitzer: "O exemplo não é a maneira principal de influenciar os outros. É a única maneira possível".
* Este artigo é parte integrante do meu próximo livro: "O erro como estratégia de mudança".


Autor: Ricardo Costa
Para ver outros artigos de minha autoria acesse:http://www.administradores.com.br/u/ricardo_costa/artigos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário