quinta-feira, 25 de abril de 2013

VOCÊ SABIA: QUANDO UM PARTIDO É “DE DIREITA” E OUTRO É “DE ESQUERDA”?

Com a finalidade de esclarecer a vocês do que se trata quando ouvimos dizer dentro da política que tal partido é "de esquerda", outro é "de direita". O que tanto isso pode fazer diferença quando opto por votar nas eleições em determinado candidato ou candidata, que pertence a um partido chamado direitista ou esquerdista?

Muitos de nós não temos ideia do que se trata quando ouvimos ou lemos tais expressões, então, vamos clarear algumas ideias aqui:

"Esquerda" e "Direita" são uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas, ou partidos políticos. A oposição entre as duas correntes é imprecisa, ampla, e consiste numa interpretação dicotômica de uma série de fatores determinantes. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico.

Assim, um partido poderia ser "esquerda" em determinadas instâncias e "direita" em outras.
A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado se sentavam à esquerda do Rei enquanto os do clero e da nobreza se sentavam à direita. Os mais radicais que normalmente eram contra as decisões ficaram conhecidos como a esquerda enquanto os favoráveis as decisões eram os de direita.

Existem ainda os chamados partidos "de Centro Esquerda" e "Centro Direita", que são aqueles que têm um pouco menos de radicalidade para um dos extremos.

O importante é sabermos que Direita ou Esquerda, ambos podem agir de maneira "contrária" em determinadas e isoladas situações, e isso para nós é positivo, por que mesmo que um representante do povo em qualquer esfera esteja filiado em qualquer que seja o partido político, se íntegro e inteligente, saberá analisar suas respostas uma á uma, mesmo que continue a defender seus ideais partidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário