Organizado a partir de diferentes blogs, o site oferece uma rede de contatos e informações sobre o ato de maternar. Os textos são escritos em primeira pessoa, numa linguagem coloquial e cotidiana. Dicas sobre amamentação, parto domiciliar, alimentação de mães e bebês, aproximação entre pais e filhos, além dos direitos da mulher e cuidados ligados à vida cotidiana da mãe são exemplos do que o Vila apresenta.
Kalu ressalta que pensar de forma consciente o tema da maternidade é algo novo. “O blog Mamíferas[projeto anterior ao site], surgido em 2007 era, na época, uma referência isolada. Hoje existe toda uma rede constituída a partir do ativismo pela causa”.
O site traz também histórias de vida e informações sobre a atuação de parteiras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), faltam cerca de 350 mil parteiras no momento em que o mundo mais precisa delas. No último dia 5 de maio, celebrou-se o Dia Internacional da Parteira.
Parto digno
O parto humanizado é um dos enfoques recorrentes das seções do site, sendo abordados sob diferentes aspectos, como suas implicações jurídicas, os preparativos e cuidados necessários, além de campanhas de promoção e valorização da prática.
Kalu ressalta que “não se trata simplesmente de discutir diferentes formas de maternagem, mas de contribuir para que mais mães possam ter a oportunidade de ter um parto digno, sem violência obstétrica, apenas com as intervenções necessárias”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário