sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

Itaú Cultural divulgou no fim da tarde desta quarta (dia 3), na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), novas pesquisas sobre o estudo da literatura brasileira, aqui e no exterior. A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB)Laeticia Jensen Eble mapeou os escritores nacionais mais citados nos trabalhos de doutores em literatura brasileira no país. A pesquisa teve como base os currículos disponibilizados na plataforma Lattes, banco de dados mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de 2.176 pesquisadores.

Como a edição da "Ilustrada" desta quarta já havia antecipado, Machado de Assislidera a lista com 122 citações. Depois dele, nos primeiros cinco lugares, surgemGuimarães Rosa (100 citações), Clarice Lispector (63), Graciliano Ramos (54) e Mário de Andrade (44). Entre os autores vivos, Milton Hatoum é o mais citado, com 22 menções, à frente de Rubem Fonseca (20), Manoel de Barros (18) eChico Buarque (13).
A pesquisa identificou 477 autores diferentes. As mulheres são uma parte quase ínfima do grupo --apenas 21%. Depois de Clarice, Cecília Meireles (16º lugar, com 20 menções) é a segunda mulher mais lembrada.

Ler mais: Folha S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário