Assusta o fato de que muitos candidatos tenham dito em entrevistas, nas redes sociais e em conversas hoje pela manhã, que não sabiam o que escrever.
É triste nos depararmos com tanta incompetência (nossa – dos professores – e dos candidatos). Muito reflexo de nossa opção pela mediocridade e pela incapacidade da reflexão e da produção constante.
Agora todos nos assustamos porque muitos são incompetentes diante de uma proposta de redação simples, que permitia diversas análises, intertextos e sugestões. Infelizmente, a educação santarena (não me arvoro a falar ainda do que aconteceu no Brasil) dá provas de como não sabe o que pretende como resultado de suas salas de aula.
Não temos um projeto pronto de Ensino Fundamental e Médio. Tateamos algo apenas como resultado de nossas convicções pessoais (não raro equivocadas).
Enquanto isso, as escolas sugerem semanas pedagógicas e reuniões docentes para discutir fardamento, horário de chegada e datas comemorativas.
O Enem é, sim, importante para discutirmos a quantas anda nossa responsabilidade como professores, pais e alunos. Para isso, o foco não deve ser a dificuldade/facilidade do tema de redação, por exemplo, mas o compromisso com um futuro melhor.
Professor Romy Eduardo Castro
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