As novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão
transformando o papel do professor em sala de aula. Cada vez mais ele passa a
ser um mentor, um guia para o aprendizado dos alunos. O mais recente relatório
doNMC (New Media
Consortium), que traz seis tendências e seis tecnologias que devem
se difundir na educação básica até 2019, aponta essa mudança na atuação docente
como algo que deve acontecer entre um a dois anos a partir de agora.
A justificativa do relatório para que o professor mude sua forma
de atuação em tão pouco tempo vem do crescente acesso à internet por parte dos
alunos. Com mais informação à disposição, os educadores deixam de ser a
primeira fonte de conhecimento e se tornam ainda mais imprescindíveis no papel
de orientação e mediação. Eles passam a ter que ensinar os estudantes a
aprender ao longo da vida, a relacionar conteúdos pedagógicos com o mundo real
e os instiga a aprofundar suas pesquisas para além da internet.
As novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão
transformando o papel do professor em sala de aula. Cada vez mais ele passa a
ser um mentor, um guia para o aprendizado dos alunos. O mais recente relatório
do NMC (New Media
Consortium), que traz seis tendências e seis tecnologias que devem
se difundir na educação básica até 2019, aponta essa mudança na atuação docente
como algo que deve acontecer entre um a dois anos a partir de agora.
A justificativa do relatório para que o professor mude sua forma
de atuação em tão pouco tempo vem do crescente acesso à internet por parte dos
alunos. Com mais informação à disposição, os educadores deixam de ser a
primeira fonte de conhecimento e se tornam ainda mais imprescindíveis no papel
de orientação e mediação. Eles passam a ter que ensinar os estudantes a
aprender ao longo da vida, a relacionar conteúdos pedagógicos com o mundo real
e os instiga a aprofundar suas pesquisas para além da internet.
Fonte: Povir
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