terça-feira, 19 de março de 2013

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES



“5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES - Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”!

A Conferência, este ano, tratará da Reforma Urbana com foco principal no debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano.

Conferências Municipais - convocação deve acontecer até 30 de março

A convocação deve acontecer até 30 de março.

O que o município precisa fazer?

O Executivo Municipal deverá convocar a Conferência através de decreto específico até o dia 22 de fevereiro de 2013, publicado em diário oficial e em veículos de ampla divulgação.

Entende-se por ampla divulgação: rádio, televisão e/ou meios de comunicação usuais nos municípios.

Caso não haja iniciativa do Executivo Municipal, o Poder Legislativo Municipal e/ou a Sociedade Civil (de acordo com o Art. 40, Parágrafo 1º do Regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades) poderão convocar a Conferência em veículo de comunicação de ampla divulgação, no período de 23 de fevereiro a 30 de março de 2013.

As 5ª Conferências Municipais devem ser realizadas no período de 1º de março a 1º de junho de 2013.

De 1.º de março a 1.º de junho devem ocorrer os debates nos Municípios, e de 1.º de julho a 28 de setembro nos Estados. Estas etapas devem promover a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e oportunizar o conhecimento das realidades locais e regionais. Esta etapa também define os delegados municipais e precede a eleição dos delegados estaduais na Conferência Estadual, que representarão os 27 estados no evento nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz parte da coordenação-executiva da Conferência.

A evolução do processo de gestão participativa de políticas públicas – como os conselhos e conferências – consagra a participação popular e fortalece a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário