quarta-feira, 3 de abril de 2013

O PROBLEMA DO BRASIL NÃO É VOCÊ.

Se há uma coisa detestável é a "generalização". Qualquer forma de generalização é perigosa e condenável, principalmente porque ela não classifica parte da sociedade, mas de forma geral.

O texto acima tem roda muito pelo Facebook nos últimos dias, ganhando cada dia mais compartilhamentos e disseminando-se mais e mais pela rede. Mesmo sem saber as pessoas acabam eximindo os políticos de seus reais deveres e jogam a culpa das coisas que acontecem em nosso país em nós mesmos. E o que é pior fazendo-nos acreditar nisso. Pois o texto é bem enfático, nos faz aceitar a ideia de que se não somos culpados pelos erros de hoje, certamente seremos responsáveis pelas consequências do futuro.

Segundo um estudo do site: saladosprofessores.com, isso é uma técnica usada para manipular a opinião pública, substituindo a REVOLTA pela CULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo crer que ele é o ÚNICO responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza, o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da ação. E sem ação, não há revolução!…

Então a partir de hoje analise bem um texto antes de compartilhar com seus amigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário