Para especialistas, existe uma falta de integração entre a visão de quem constrói a escola e a de quem administra o espaço público da cidade, sendo esse o principal impasse para o desenvolvimento de projetos urbanísticos voltados para a educação.
O tema é discutido por professores, gestores e arquitetos, que encontram um número crescente de estudantes e, ao mesmo tempo, falta de espaço físico para a construção de novas unidades escolares. Além disso, a questão da mobilidade torna-se cada vez mais urgente nos principais centros urbanos do Brasil.
A proposta das “Cidades Educadoras”, que ganhou corpo na década de 1990 em Barcelona, considera a escola um ator prioritário nesse debate – a cidade deve desenvolver a educação como prioridade e, então, pensar as questões de habitação, mobilidade, transporte e infraestrutura.
Em muitos locais – seja centros urbanos ou periferia – a escola tem sido responsável por remodelar cidades, conceitos e novas perspectivas que podem influenciar no desenvolvimento do ensino. No Brasil, entretanto, ainda há claros desafios a serem enfrentados.
“A visão de que todo espaço é pedagógico ainda está muito marginal dentro da visão de política pública. O projeto educacional está num caminho, mas o projeto urbanístico está em paralelo”, ressalta a urbanista e professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Rosana Helena Miranda.
por Frederico Guimarães, da Revista Educação.
Realmente,quando nos deparamos com prédios escolares em construção,observa-se que o local não é apropriado para tal.Dá para perceber que engenheiro responsável pela obra não está muito interessado em realizar um bom trabalho ou apesar do seu conhecimento obedece ordens superiores independentes de sua vontade,para a realização de tais construções,as vezes ameaçadoras,e constrangedoras, caso contrário perderá o emprego se caso for.Outra coisa,as cores que as escolas recebem são muito importantes.As cores devem ser claras dentro da sala de aula. As cores aberrantes,causam transtornos psíquicos nas crianças,nos jovens,etc.Isso é antipedagógico,psicológico e depressivo.É preciso pensar antes de realizar tais coisas.Boa noite.
ResponderExcluirExcelente observação sobre a questão das Cores meu caro(a) anônimo, eu mesmo como administrador já estudei sobre isso, suas observações fazem jus ao seu conhecimento.
ResponderExcluir