A psicóloga Camila Piza é uma das criadoras do livro Volta ao Mundo em 13 escolas, projeto que percorreu nove
países em busca de iniciativas inovadoras de ensino. No próximo dia 31, durante
sua palestra no TEDx Unisinos, a psicóloga vai compartilhar a experiência de
ter conhecido de perto os objetivos, os métodos e as rotinas dessas
instituições. Experiência esta que – segundo texto publicado no blog do Coletivo Educ-ação – proporcionou a percepção de que
“educação, vida e autoconhecimento andam lado a lado” e que “a escola é só uma
pequena parte da educação”.
A expectativa, segundo ela, é que o livro – disponível para download gratuito– abra muitas portas e
janelas para aqueles que buscam uma educação com sentido e uma aprendizagem com
significado. “Uma aprendizagem que proporcione mais crítica, criatividade e
consistência, aproximando as pessoas de seus verdadeiros talentos”, afirma.
A expedição, que passou por Estados Unidos, Índia, Suécia,
Grã-Bretanha, Indonésia, Espanha, Argentina e África do Sul – acompanhou de
perto o trabalho de iniciativas que vão desde as Escuelas Experimentales, na Argentina, que se baseia na arte e
na livre expressão até a Quest to Learn, instituição localizada em Nova York que
investe no aprendizado baseado em jogos. Piza explica que a ideia sempre
foi buscar por uma maior diversidade entre as iniciativas. “Procuramos entender
cada lugar visitado por vários ângulos, enfim, de uma maneira transversal”,
declarou, ao Portal Aprendiz, a psicóloga que vai ser uma das palestrantes do
TEDx Unisinos.
Das 13 escolas que serão apresentadas no livro, uma é o CPCD
(Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), em Minas Gerais e três são de
São Paulo: a Politéia, o Cieja no Campo Limpo e
o Amorim Lima. Neste último, as grades foram retiradas e as
paredes pintadas pelos 800 alunos que, além disso, têm autonomia para definir
seus roteiros de aprendizagem. Pelo fato de não haver divisão entre classes,
alunos e séries, Piza acredita que o ambiente escolar pode ser enriquecido
diante das diferenças e contradições e que “para causar transformação na
educação, precisamos lidar com esses conflitos”.
Cada
capítulo do livro será destinado a retratar essas escolas, desde suas
metodologias e currículos, até as rotinas de seus professores e alunos.
Ao final, o leitor encontrará ensaios de educadores como José Pacheco, fundador
da Escola da Ponte, Maria Vilani, fundadora do CAPS (Centro de Arte e Promoção
Social), no bairro do Grajaú, em São Paulo e Dale Stephens, criador do
movimento Uncollege.
A
obra foi financiada por meio da doação de R$ 56 mil na plataforma de
financiamento coletivo Catarse e obteve uma parceria com a Fundação Telefônica
para ser impresso.
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