sábado, 15 de março de 2014

Ferramenta possibilita cidadão checar placa de veículos, se os mesmos constam como roubados, furtados ou clonados

Há muito tempo que a Constituição Federal de 1988 no art. 145 estabeleceu que a Segurança Pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Mas, nesses 26 anos ainda estamos longe de uma efetiva participação popular, embora a filosofia de Polícia Comunitária e as ações policiais caminhem nesse sentido.
Uma carência sentido é a disponibilização de ferramentas para o cidadão atuar mais próximo da polícia e, nesse sentido, a disponibilização do serviço "Disk Denúncia" através do número 181 tem feito a diferença.
Ultimamente, outra ferramenta vem ganhando destaque. É o Sinesp Cidadão. Instrumento esse que no seu primeiro módulo que possibilita ao cidadão checar a placa do veículo suspeito, conforme descrito abaixo:

 "O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, o Sinesp – Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP.
O primeiro módulo do Aplicativo Sinesp Cidadão é o Consulta Veículo que permite a qualquer pessoa consultar, principalmente por meio de dispositivos móveis, em segundos, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o país. A ferramenta gratuita irá facilitar o trabalho da polícia na recuperação deste veículo. Com a contribuição de todos, as ruas ficarão mais seguras.
Após instalar o Aplicativo Sinesp Cidadão / Consulta Veículo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que você deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.
Preste atenção também se os dados da placa informada conferem com as características do veículo no sistema. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.
Caso alguma irregularidade seja constatada, você deve acionar a polícia pelo telefone 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e sua identidade será preservada em qualquer que seja a situação.

Novas Funcionalidades e Melhorias do Aplicativo

Dando continuidade as implentações das ferramentas de tecnologia, a maior plataforma tecnológica sobre segurança pública no país, o SINESP, prepara-se para disponibilizar em breve novas funcionalidades e melhorias no aplicativo SINESP CIDADÃO.
Dentre as melhorias destacam-se:
A disponibilização para ser instalado nos sistemas operacionais móveis Windows Phone e BlackBerry;

Novas informações retornadas pela consulta do módulo CheckPlaca:
- O Estado e o Município de origem;
- Parte da numeração do chassi;
- Alerta para não se aproximar do veículo em situação de furtado/roubado.
E a implementação de uma nova ferramenta de consulta. O módulo de consulta a Mandados de Prisão que aguardam cumprimento no país, acessando o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ. Com esse novo módulo ampliaremos a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos".

Fonte: SINESP CIDADÃO

Acesse o link e faça sua consulta clicando
 aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário