quinta-feira, 22 de maio de 2014

Considerações de Flávio Augusto sobre a lei que proíbe o uso de bonés no Rio

PROIBIDO USAR BONÉS NO RIO DE JANEIRO
Multa: 500 reais
No Rio de Janeiro, um deputado apresentou um projeto "genial" para melhorar a segurança pública: a proibição do uso de bonés dentre outros acessórios sobre a cabeça, em locais públicos, como shoppings, restaurantes etc.
Achou um absurdo?
Pois bem, este projeto foi APROVADO e ontem foi o primeiro dia com esta lei em vigor na cidade maravilhosa. Quem não aceitar a passar pelo constrangimento de, ao ser solicitado, retirar o seu boné na entrada de um estabelecimento comercial no Rio estará sujeito a uma pequena multa de 500 reais, além do constrangimento, é claro.
Gostaria de fazer algumas considerações sobre este fato:
1. Não bastando, pelo descontrole dos governos sobre a segurança pública que há décadas suprime as liberdades individuais nos grandes centros urbanos, a ponto da população não se sentir segura para sair de casa em determinados horários, agora, pela incompetência destes governos e em vez de solucionarem as causas do problema, leis como essas restringem ainda mais a liberdade do cidadão de bem.
2. Com esta lei, automaticamente ao usar um boné, você passa a ser um suspeito de ser um assaltante. Ou seja, a lei fomenta o preconceito e fere o princípio da presunção da inocência. Em outras palavras, quem usa boné é culpado até que prove ao contrário.
3. O sindicato dos vigilantes, categoria que está em greve e reúne mais de 45 mil vigilantes na cidade, rejeita a lei por considerar constrangedor mais esta atribuição de ficar o dia inteiro pedindo para que as pessoas retirem acessórios da cabeça. Já os donos de fábricas de bonés não levam a sério e ironizam, dizendo que essa lei, como muitas outras, não vai "pegar".
Quando eu penso que esses deputados passam o dia produzindo este tipo de lei, em meio a uma sociedade tão carente de coisas tão importantes, como a própria segurança pública, por exemplo, eu sinto muita vergonha. Muita vergonha mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário