sábado, 29 de novembro de 2014

Black Friday fatura quase meio milhão

O faturamento das lojas virtuais já atingiu R$ 497.405.304 até agora, com 1.245.056 pedidos, segundo o Busca Descontos, organizador da Black Friday. Até ontem à noite, segundo o Reclame Aqui, a líder no ranking de queixas era a Americanas.com, seguida pela Submarino, Saraiva, KaBuM! e NetShoes. Até as 18h, 7.600 reclamações foram registradas pelo Reclame Aqui.
Os principais motivos de queixa dos consumidores são maquiagem de preços, dificuldade no acesso aos sites, mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra e problemas no pagamento, incluindo a rejeição a cupons de desconto e a ausência de opções de pagamento, como boletos bancários. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço.
Também houve dezenas de casos de produtos que “sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual. Algumas empresas tiveram falta de produtos em estoque já nas duas primeiras horas da promoção. Durante a madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos, mas desde o amanhecer são problemas relacionados a preço e condições de pagamento e entrega que concentram a maioria das reclamações. Problemas de falta de produtos anunciados em estoque também são relatados por consumidores de todo o país.
Muitas empresas também estão sendo questionadas quanto ao prazo do frete. Consumidores que pensaram em aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal com desconto estão sendo surpreendidos no momento de fechar as compras: alguns produtos só devem chegar depois do ano novo. De acordo com a Reclame Aqui, os prazos de entrega em muitas das lojas foi estendido para a promoção deste ano. Há casos de previsão de mais de 50 dias para entrega. Em outros, a entrega será em até 30 dias úteis.
RESPOSTAS
Citada pelo Reclame Aqui como uma das empresas que mais receberam queixas, a Netshoes informou que estenderá as condições e as ofertas da Black Friday para hoje, de maneira a garantir o direito de compra nas mesmas condições anunciadas a clientes que eventualmente não conseguiram concluir pedidos. A Saraiva também foi citada pelo Reclame Aqui como uma das empresas com mais queixas, mas informou que não se manifestará até ser notificada oficialmente sobre o assunto.
Submarino e Americanas, líderes no ranking de reclamações do Reclame Aqui, não tinham se posicionado sobre as reclamações até o fechamento da edição. A assessoria de imprensa do KaBuM! também foi procurada, porém não houve retorno.
Fonte: ORM

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