terça-feira, 10 de março de 2015

Banpará entrará em reforma e passará a funcionar na Biblioteca Pública Municipal

Depois de mais de 20 anos sem passar por uma reforma, a Agência do Banpará em Maracanã entrará em reforma brevemente. Como a estrutura do prédio onde funciona atualmente a Agência, está muito comprometida, acredita-se que não será uma simples reforma.

Inicialmente cogitou-se a possibilidade dos funcionários serem deslocados para a Agência de Igarapé Açu, prevista para ser inaugurada no mês de março ou abril deste ano. Passando a funcionar em Maracanã apenas os caixas eletrônicos. No entanto, antes de qualquer decisão, a gerente geral Sandra Cardoso, que atualmente responde pela Agência Maracanã, levou em consideração vários fatores, como por exemplo, o atendimento à população maracanaense, que ficaria sem nenhuma agência bancária para suprir suas necessidades. Apesar de alguns munícipes não reconhecerem a importância da Agência em Maracanã, o Banpará é o único banco que possui uma Agência que faz todos os serviços bancários em Maracanã.

Preocupada com a população, a então gerente resolveu comunicar à prefeita do município Raimunda da Costa Araújo, que se o Banco não tivesse um espaço onde funcionar, existiria a possibilidade de o banco ir embora de Maracanã por um período de seis meses, tempo mínimo pedido pelo departamento de engenharia do Banco, para a reforma da Agência. A prefeita também preocupada com esta situação, e da mesma forma também preocupada com a folha de pagamento dos servidores públicos municipais, que é paga pelo Banpará de Maracanã, resolveu ceder o prédio da Biblioteca Municipal de Maracanã para que no período da reforma o Banpará possa funcionar na referida Biblioteca. A reforma ainda não tem data definida para começar, só sabe-se que será brevemente.

A importância do Banpará em Maracanã
Como ficaria a população maracanaense sem uma agência bancária em Maracanã? Não é muito difícil de responder a essa pergunta, visto que os serviços realizados por uma agência bancária vão muito além daqueles feitos por um correspondente bancário. Em uma agência bancária não há limites para se efetivar alguma transação, como são nos correspondentes, principalmente em questão de valores, essa é a principal diferença entre uma Agência e um correspondente bancário.
Mas a importância do Banpará em Maracanã não está apenas nos serviços que ele presta à população. O Banpará às vezes é alvo de críticas por pessoas que desconhecem o funcionamento do sistema bancário, sem saber que o Banpará é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento local. Segundo o Agente de Crédito e atual Tesoureiro do Banco Ricardo Costa, “o Banpará já ajudou diversos microempreendedores maracanaenses a ampliarem seus negócios, através da linha de crédito Banpará Comunidade. Desde vendedores de cosméticos, lojas de confecções, comércios, estâncias, donos de bares, todos já foram contemplados com esse microcrédito. Da mesma maneira que as grandes empresas, as microempresas necessitam de capital para expandir seus horizontes empresariais, uma vez que desempenham um papel de importância fundamental no crescimento e maturação da economia local”. “Mas mesmo assim, têm pessoas que só sabem criticar”, completou.

Segundo a Gerente Sandra, “a Agência Maracanã necessita de instalações adequadas, com acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tudo para melhor atender à população. Depois de muita luta de todos os gestores que já passaram por Maracanã, finalmente teremos a nossa tão sonhada reforma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário