Primeira: respeitar o colega de trabalho e ter respeito à
função que ele desempenha, estando sempre pronto para ajudá-lo no que for
preciso, pois frequentemente todos nós precisamos de ajuda.
Seja na empresa ou na rua, respeitar as outras pessoas é
princípio básico para também ser respeitado. Respeitar é fator necessário para
que o relacionamento dentro de uma empresa se desenvolva com harmonia.
Lembre-se, seu colega de trabalho é sempre o seu maior aliado, portanto,
ajudá-lo também se faz necessário, porque lá na frente você poderá precisar
dele.
Segunda: procurar também valorizar seu emprego e o trabalho
que você realiza, pois um dos principais caminhos para a satisfação pessoal e
profissional é reconhecer e ter respeito por aquilo que você faz.
Os atuais profissionais passam as oito melhores horas de
cada dia e os 35 melhores anos de sua vida, no mínimo, no trabalho. Portanto as
horas de trabalho tem que se transformar em momentos de prazer e de
crescimento, de desenvolvimento, de satisfação, de alegria. Uma atitude
negativa em relação ao trabalho é a própria morte em vida. Há pessoas que têm a
ilusão de que só devem fazer aquilo que gostam. Isso, não existe. É preciso
gostar do que se faz. Essa ideia de fazer só aquilo de que se gosta é sonhadora
e irreal. Os profissionais tem que fazer tudo o que puderem, com inteligência e
com vontade, para despertar o interesse pelo que estão fazendo. Como já foi
dito, se você é um vendedor, mas não gostaria da função que está exercendo,
faça o melhor possível para que seu desempenho na empresa seja reconhecido. É
interessante ressaltar que o reconhecimento por partes dos administradores da
empresa é muito importante. Elogios específicos geram satisfação pessoal.
Terceira: saber dizer “não sei” quando questionado sobre
algo do qual não tem muito conhecimento ou mesmo não sabe fazer. Pedir ajuda,
explicações, exemplos e tirar dúvidas não representa falha de formação
profissional, e sim responsabilidade pelo que se está fazendo.
Segundo Max Gehringer, consultor, jornalista da TV Globo e comentarista
da rádio CBN. “De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não
sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma
resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. Agora, se você
responder "não sei" há uma boa chance que você tenha uma carreira de
sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa. "Não sei", é sempre
uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e pré-dispõe os envolvidos a
conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas
responder `não sei` é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida
corporativa”. A terceira regra também trata da questão da solidariedade. Apesar
da competitividade em qualquer ambiente profissional, você deve buscar sempre o
ideal de solidariedade, não sendo egoísta ou achando que omitindo informações
poderá estar à frente dos companheiros de trabalho. Na verdade o egoísmo apenas
contribui para uma falsa valorização pessoal.
Quarta: não buscar “puxar o tapete” dos próprios colegas de
trabalho. Em qualquer profissão sempre haverá certa procura por demonstrar a
sua capacidade de realizar o trabalho, gerando às vezes uma pequena disputa.
Mas esta pequena competição deve ser sempre “sadia” e o auxílio mútuo traz
sempre benefícios para todos os colaboradores da empresa.
A disputa, cada vez mais acirrada entre as organizações de
todos os segmentos, faz com que se crie no dia a dia um clima de competição não
apenas entre as empresas, mas também entre os profissionais. Afinal, todos
querem dar o melhor de si e garantir um espaço no mercado de trabalho. Vale
lembrar que nem sempre a competição no ambiente de trabalho deve ser
considerada como negativa, uma vez que sua presença não está obrigatoriamente
relacionada a "passar a perna" no colega de trabalho e garantir uma
ascensão "puxando o tapete" dos outros. Faz parte da competição sadia
a cooperação e a generosidade entre adversários. Mesmo entre competidores, há
um compromisso de fazer o seu melhor, não só para vencer, mas também para
contribuir para o próprio aprimoramento e dos demais concorrentes. Essa é a
competição sadia. Aquela que desenvolve pessoas.
Quinta: ter ética e postura profissional, sabendo da
responsabilidade que tem seu trabalho, buscando sempre os melhores resultados e
procurando agir sempre também com extrema responsabilidade.
As formas de ser ético possuem diversas faces. Pode-se dizer
que o comportamento ético caracteriza-se pela forma como você vê e trata as
pessoas, ou ainda, ser ético é tudo aquilo que você faz quando ninguém está
vendo. A Ética é importante em todas as profissões, e para todo ser humano,
para que todos possam viver bem em sociedade. Com o crescimento desenfreado do
mundo globalizado, muitos profissionais deixam-se levar pela pressão exercida
em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo
e exigente, e às vezes não se tem tempo para refletir sobre as atitudes. O
profissional tem que ter a consciência de que seus atos podem influenciar na
vida dos outros e que sua liberdade acarreta em responsabilidade. De forma
ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do
agir humano na busca do bem comum e da realização individual. A ideia de
respeito e consideração é muito importante em uma organização. Valores
positivos geram transformações saudáveis proporcionando um estado de bem-estar
individual e coletivo.
Autor: Ricardo Costa
Para ver outros artigos de minha autoria acesse:
http://www.administradores.com.br/u/ricardo_costa/artigos/
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