Para
um professor que só foi se relacionar com a internet apenas depois de adulto,
as tecnologias digitais, tão familiares para crianças e adolescentes, podem até
parecer um universo hostil. Mas, de acordo com Luciana Allan, diretora do
Instituto Crescer para a Cidadania e especialista em tecnologias aplicadas à
educação, não há o que temer. Para ajudar a estreitar esses laços entre
professor e tecnologia, ela e sua equipe acabam de lançar o livro digital
Crescer em Rede –Um guia para promover a formação continuada de professores
para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional, que está
disponível para download gratuito.
“Com
a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, o processo
de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para
uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era
pré-digital”, afirma a especialista. Segundo ela, a intenção do guia é ajudar o
professor nesse momento de transformação e compartilhar insumos para que ele
seja capaz de promover a chamada educação 3.0.
Com
um viés bastante prático, o guia visa ajudar o professor a inserir diferentes
recursos de maneira orgânica em seu dia a dia. Dividido em seis capítulos, o
livro vai discutir a importância da assimilação significativa da tecnologia
pelo professor, vai propor atividades em que ele possa desenvolver novas
abordagens do ensino e ter contato com alguns objetos digitais de aprendizagem
que podem ser ferramentas úteis nesse processo. Para Allan, mais do que
aprender a usar as ferramentas, é importante que o professor possa entender
como gerir o conhecimento – já que não é mais o “dono” dele – e a estimular
trabalhos colaborativos.
A
pedido do Porvir e
para dar um gostinho do conteúdo do guia, Allan enumerou 15
passos para que
os professores adotem tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas na sala
de aula. Confira!
1. Acredite que
as tecnologias digitais podem colaborar para promover novas práticas
pedagógicas;
2. Entenda como
estes recursos podem ser incorporados à rotina escolar;
3. Conheça algumas
possibilidades que fazem sentido dentro da sua área de trabalho e se aproprie
de algumas ferramentas tecnológicas;
4. Planeje novas estratégias de ensino que tenham
o aluno no centro do processo de aprendizado e o professor como mediador da
construção do conhecimento;
5. Pense em
um ensino mais personalizado e uma avaliação que leve em consideração as
necessidades de cada aluno, visto que o conhecimento está disponível e o foco
da educação não é mais a transmissão de conteúdo, mas sim o desenvolvimento de
competências e habilidades;
6. Incentive os alunos a pesquisar na internet.
Oriente-os a pesquisar fazendo uso de palavras-chave e símbolos. Além disso,
indique bibliografias e sites úteis para que desenvolvam com qualidade o
trabalho;
7. Permita que
os alunos comparem informações e discutam sobre os temas pesquisados,
sinalizando a confiabilidade da informação;.
8. Estimule os
alunos a produzir seus próprios textos, em diferentes formatos, a partir das
pesquisas realizadas na internet e em outras mídias, bem como a mencionar
autores e fontes pesquisadas;
9. Motive os
alunos a participar de projetos colaborativos, inclusive com estudantes de
outras escolas no Brasil e no exterior;
10. Crie ou estimule seus alunos a criarem um
espaço virtual exclusivo para produção de trabalhos colaborativos (uma página
no Facebook, um perfil no Twitter, um blog, um disco virtual);
11. Incentive os alunos a compartilhar seus
trabalhos na internet para que qualquer pessoa possa ter acesso, contribuir e
fazer críticas;
12. Valorize o uso de diferentes recursos
tecnológicos para produção de trabalhos escolares, como vídeos, fotos,
podcasts, blogs, slides, gráficos, banco de dados, ou seja toda e qualquer
ferramenta que possa ser utilizada no dia a dia escolar ou futuramente no
mercado de trabalho;
13. Permita diferentes formas de manifestação e
expressão no desenvolvimento dos trabalhos, dando espaço à criatividade e
pró-atividade;
14. Engaje os alunos em tarefas desafiadoras, que
façam sentido para suas vidas, que proporcionem o trabalho em equipe e
administração do tempo;
15. Propicie a produção de games, estimulando o
raciocínio lógico, com o uso de softwares de programação.
Fonte: Povir
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