terça-feira, 29 de outubro de 2013

Redação do Enem e a mediocridade escolar

Assusta o fato de que muitos candidatos tenham dito em entrevistas, nas redes sociais e em conversas hoje pela manhã, que não sabiam o que escrever.
Enem - Blog do JesoOra, esperavam escrever sobre o quê? Teriam informações suficientes para produzir um texto sobre que tema, afinal? Formamos alunos incapazes de fazer uma avaliação coerente sobre um fato tão nosso, tão contemporâneo, tão mostrado nas mídias, tão discutido nos nossos círculos de relação?
É triste nos depararmos com tanta incompetência (nossa – dos professores – e dos candidatos). Muito reflexo de nossa opção pela mediocridade e pela incapacidade da reflexão e da produção constante.
Agora todos nos assustamos porque muitos são incompetentes diante de uma proposta de redação simples, que permitia diversas análises, intertextos e sugestões. Infelizmente, a educação santarena (não me arvoro a falar ainda do que aconteceu no Brasil) dá provas de como não sabe o que pretende como resultado de suas salas de aula.
Não temos um projeto pronto de Ensino Fundamental e Médio. Tateamos algo apenas como resultado de nossas convicções pessoais (não raro equivocadas).
Enquanto isso, as escolas sugerem semanas pedagógicas e reuniões docentes para discutir fardamento, horário de chegada e datas comemorativas.
O Enem é, sim, importante para discutirmos a quantas anda nossa responsabilidade como professores, pais e alunos. Para isso, o foco não deve ser a dificuldade/facilidade do tema de redação, por exemplo, mas o compromisso com um futuro melhor.
Professor Romy Eduardo Castro

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