domingo, 7 de dezembro de 2014

Escritor é homenageado ao comemorar 80 anos

Nas comemorações de seus 80 anos de idade, o dramaturgo paraense Nazareno Tourinho sentou-se na calçada para repartir alimentos com cidadãos sem renda no centro espírita que fundou, na rua Campos Salles, no Centro Comercial de Belém. Esse procedimento foi lembrado na noite de sexta, 5, pelo vice-presidente da Academia Paraense de Letras (APL), João Carlos Pereira, ao saudar Nazareno na sessão especial comemorativa do aniversário do escritor, na presença de familiares, amigos e admiradores da obra desse imortal. A sessão foi coordenada pelo presidente da APL, Alcyr Meira, enfatizando a contribuição dada por Nazareno Tourinho às letras paraenses. Nazareno Tourinho recebeu uma plaqueta em saudação aos 80 anos dele e em reconhecimento ao seu trabalho como escritor.

“Deus pague a vocês por esse momento tão carinhoso, porque eu não posso pagá-los por isso”, declarou, bem-humorado, Nazareno Tourinho, após receber a plaqueta da APL. Ele configura-se, como disse João Carlos Pereira, além do lado intelectual, como um homem cristão, generoso, sempre atencioso com as pessoas. “Ele é um dramaturgo entre dois séculos, XX e XXI, e é um autor popular que nunca abriu mão da qualidade, da estética”. Nazareno é autor de 30 obras, uma traduzida para o alemão, e serve de referência para dramaturgos paraenses como Edyr Proença e Carlos Correia Santos. 
O teatro de Nazareno Tourinho é marcado pela palavra com ação, ou seja, não se caracteriza como “teatro de gabinete”. Peças de Nazareno tiveram como personagens o pistoleiro Quintino, os líderes cabanos, Severa Romana e outros, sempre relacionados à cultura popular, retratando a busca por justiça social desse autor.
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário