quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A política no Brasil e suas escolhas como eleitor

Talvez o que estamos assistindo nessa campanha eleitoral ocorra em outros países, mas como no Brasil não tem igual! Os candidatos sem qualquer pudor tentam passar uma imagem distorcida de sua prática, se utilizando da mentira para passar uma imagem de “competentes”. O pior é que têm quem acredite e o mais incrível, é  ter quem saia jurando ser verdade as mentiras preconizadas, mesmo que depois ao chegar em casa, se tranque no quarto e comece a pedir perdão pelas inverdades apregoadas.

Qualquer candidato, seja ele pretendente à Presidência da República, a senador, a deputado, a governador, prefeito ou vereador, pode se candidatar a qualquer cargo político, bastando que seja brasileiro ou naturalizado, pois, pelas regras atuais, só existe “ficha suja”, para quem já responde por 10 ou 20 processos, mesmo assim, podendo “recursar, recursar e recursar”, com grandes possibilidades de ser inocentado e poder se candidatar, até no caso de uma reeleição. Alguns candidatos, por exemplo, estão sendo processados por terem roubado 150 milhões de reais e, mesmo assim, ainda vão ser julgados, ninguém sabe, se antes ou depois das eleições.
Assim é a política no Brasil.

Eu espero, ansiosamente, o Horário Gratuito da Propaganda Eleitoral, para que tenha início os desfiles dos nossos fabulosos, competentes e preparados candidatos, de modo que eu possa escolher os melhores nas próximas eleições. Os sistemas democráticos nos dão liberdade para escolhermos os nossos representantes, sejam eles católicos, protestantes, pretos, brancos, mulatos, ladrões, assaltantes, merendeiros, mensaleiros, assassinos, doleiros ou outras classes da sociedade, pois, a nossa Constituição não permite que haja preconceito contra qualquer dos candidatos.

Assim é a o cenário político do Brasil. A cada eleição que vem são sempre os mesmos dedos que se candidatam para ficarem com o anel! Daqui a 02 anos vão acontecer novas eleições para o âmbito municipal (prefeito e vereadores) quem vocês acham que vão encabeçar as listas para continuar com o anel no dedo? Serão os nossos amados “Candidatos Competentes” que novamente irão bater a sua porta com a maior “Cara de Pau” para pedir o seu “Voto de Confiança” para que ele possa continuar a trabalhar para você? Ou serão seus descendentes ou indivíduos com a mesma ideologia política?

Agora é o momento impar para a política e para o povo brasileiro. Respeitando a Constituição que garante a “todo cidadão o direito de votar e ser votado”, o eleitor a partir de agora terá a árdua tarefa de separar o “Joio do Trigo” e votar naquele que realmente possa ter êxito na sua propositura.

Texto adaptado por Ricardo Costa, Bacharel em Administração de Empresas, MBA Executivo em Gestão Bancária, CPA-10 e CPA-20 pela ANBIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário